14 novembro 2010

A Pequena Sereia (s)

"A pequena sereia", da Disney, lançado em 1989 já é conhecido de todos... o que eu não tinha visto ainda era a tal de "A pequena sereia 2 - o retorno ao mar", se não me engano lançado em 2000.
Well...Eu gosto muito da pequena sereia 1 ... considero que tem uma das trilhas sonoras mais originais da Disney e junto com "A bela e a fera", uma das mais bonitas.
Entretanto.... sempre tem um entretanto... grandes sucessos nos marcam e temos a tendência de esperar muito das possíveis sequências..."A pequena sereia 2" não é diferente, comecei assistindo com grandes expectativas, que foram despencando ladeira abaixo a medida que a animação seguia.
Abre parênteses... assisti "A pequena seria 2" todo no youtube.... link da primeira parte em:
Fecha parênteses... hehe
Voltando...
Spoiler.
Que coisa mais medonha é essa trilha sonora... chega a dar calafrios... a história até que é boa mas a exploraram de um jeito tão desajeitado e clichê que chega a dar desgosto até no mais fervoroso fã de animações da Disney.. o que não é o meu caso. De qualquer forma, principais pontos que não gostei: trilha sonora (nem uma música se salva), vilã por parentesco (desenterraram a irmã incompetênte da Úrsula que de tão tosca, nem tem outros objetivos.. continua querendo o tal garfo do rei.. e no final fracassa miseravelmente... hauhauhuahua), mas tudo bem, tudo isso pode ser relevado se não fosse o seu plano... ela consegue convencer a filha de Ariel (Melody, que no caso, é uma criança recem transformada em sereia), para ela, a criança, sim, a que caiu literalmente na agua nao fazia nem 5 min... ela... ir la, em atlantica, e roubar, sim, ela, a criança... roubar o tal tridente do rei (em troca, ela supostamente se tornaria sereia para sempre). Tá bom... uma criança topar um plano desses até que é compreensível, mas a vilã bolar um negócio desses... POXA.... se até uma criança consegue pegar o tal tridente, a vilã deveria se matar, de tanta incapacidade! e a Melody (a tal filha da Ariel) nem iria se infiltrar no palácio..ela iria no palácio como ladra mesmo... e pior que consegue! consegue passar pelos guardas, consegue sair do palácio com o tridente, consegue entregar para a vilã... sei lá, parece que todo mundo ficou meio retardado nessa sequência... horrível.. péssimo.. é forçar a barra demais.. eu não estou pedindo um documentário do discovery, afinal, para começo de conversa estamos falando de sereias.. hehe.. mas poxa, é muito triste ver um roteiro ser trabalhando de forma tão descuidada assim...
De qualquer forma, nem tudo está perdido.. o final até que é bom, afinal a Melody NÃO se torna sereia para sempre, dando um vislumbre para que as crianças influenciáveis não desistam de se adaptar ao próprio mundo, sem precisar "fugir da realidade".. ou ter uma cauda de peixe.. ou coisa do gênero. hehe
Ariel também torna-se uma mãe até que convincente... Eric também, muito bom ver um casal que não tenha se divorciado.. hauahuahuahau... ponto negativo para os coadjuvantes que não disseram para que vieram... optaram por não usar os personagens do filme anterior, mas também não criaram outros que assumissem o papel com a mesma força. Enfim... para ser a sequencia do tão aclamado "A pequena sereia", "A pequena sereia 2" não é nem de longe tudo o que poderia ser. (Melody até que é uma boa personagem, não é aquelas crianças chatinhas, apresentando uns draminhas até que convincentes).
Falando ainda de pequena sereia.. ainda no youtube, descubro uma nova (nova só pra mim ne.. hehe) sequencia, chamada "A pequena sereia: a história de Ariel"... também assisti tudo via youtube:
Aparentemente essa história foi lançada em 2008, em DVD...
Curiosamente, essa história tem elementos mais simples que "A pequena sereia 2" mas os apresenta de forma bem mais habilidosa, deixando a obra muito superior a história da filha de Ariel. Aqui, é apresentado a mãe de Ariel.. o que é muito bom! pq no primeiro filme nem mencionam a coitada.. até parece que a Ariel e as irmãs são filhas de chocadeira.. hauhauahuahauhua... descobrimos como o rei Tritão fica viúvo, banindo a música do reino (pq o faz lembrar da esposa morta), e a história toda trata de como a música voltou ao reino. Também é legalzinho pq mostra mais sobre as irmãs de Ariel e suas personalidades... (Attina, Adella, Alana, Andrina, Aquata e Arista).... e é óbvio que eu não sei quem é quem.. huahauahuahau...
Apesar de tratar sobre música, esse filme também não consegue ter uma trilha sonora que chegue aos pés de "A pequena sereia"... na verdade, as músicas são bemmm fraquinhas mesmo... mas não chegam a ser horríveis, como a 2.
Bom... não gosto de terminar com críticas.. hehe.. então deixo aqui o videozinho de uma das músicas de A pequena sereia 1. .... que repito, foi tão feliz na trilha sonora, que até a versão dublada ficou bonita.. (e olha que músicas dubladas bonitas são raridades)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário