25 agosto 2011

Pudim de Aveia

A Folha de São Paulo está publicando a coleção "Cozinhas da Itália", totalizando 20 volumes de belos livretos lindamente ilustrados.. são lindas fotografias das receitas e, principalmente, de partes da Itália. Muito bonito.
Essa semana eu decidi me aventurar e testar uma das receitas.. ela se encontra no volume 14 (chamado Friuli-Venezia Giulia), página 55. O nome da receita é "Pudim de Aveia". A receita, como está no livro, é a seguinte:
"Ingredientes:
- 100 gramas de aveia em flocos
- 1 litro de suco de maçã
- 3 maçãs Gala sem casca fatiadas
- 2 colheres (sopa) de uvas-passas
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 pitada de canela
- 1 pitada de sal
- Azeite para untar
- Farinha de rosca para polvilhar
Preparo:
- Hidrate as uvas-passas em água morna por 15 minutos.
- Em uma panela grande, misture o suco de maçã e a aveia e cozinhe por 10 minutos, mexendo sem parar.
- Retire do fogo e misture o mel, as fatias de maçã, as passas já escorridas, a canela e o sal.
- Despeje a mistura em uma fôrma de 23 centímetros de diâmetro untada com azeite e polvilhada com farinha de rosca (se preferir, use forminhas individuais).
- Leve ao forno preaquecido a 180 graus (médio) por cerca de 30 minutos ou até que esteja firme (enfie um palito no centro do pudim e veja se sai limpo).
- Dica: A receita fica mais saborosa se o suco de maçã for natural. Prepare-o na centrífuga, usando 6 maçãs Gala."
FONTE: Coleção Folha cozinhas da Itália. Barueri, SP: Gold Editora, 2011. v. 14. p. 55

Ora, ora. O negócio deveria ser simples, não? hahahahahaha.
Primeiro fui atrás do "Suco de maçã", mas nos supermercados só tinha aqueles "sucos" que é um misto de maçã e soja. Decidi fazer o tal suco de maçã com as 6 maçãs... e quem disse que eu sabia fazer suco de maçã? hahahahahah Misturei 500 ml de água com as 6 maçãs descascadas no liquidificador. Isso resultou em 1,5 litro de suco, ao invés de 1 litro. Tudo bem. Segui a risca a receita. O caso é que ela ficou muito mole, muito mesmo, muitíssimo... ficou mais de uma hora do forno, e o resultado foi um mingau... hahahahahaha
Mas ficou um mingau com gosto e aroma deliciosos! Então eu resolvi tentar de novo a receita, fazendo algumas modificações.. e dessa vez deu tudo certinho! Mas ao invés de 100 gramas de aveia, utilizei 150 gramas de aveia.
O suco que dá certo eu fiz da seguinte maneira: triturei as 6 maçãs (previamente descascadas e picadas) com 200 ml de água, o que resultou em aproximadamente 800 ml de suco.
Levei esse suco para a panela com um pouco mais de aveia, e deixei cozinhar por aproximadamente 6 minutos ao invés de 10 minutos.
Com essas modificações ficou ótimo, com a aparência da fotografia.. hahahaha... Ahn! e eu usei a aveia em flocos na Nestlé... achei a aparência dos flocos muito bonitos... outro tipo de aveia (que não em flocos) acredito que não propiciará a consistência adequada... ou seja, ficará um mingau como eu fiz da primeira vez.. hahahaha
Só não entendi muito o título.. eu o chamaria de "pudim de maçã", e não "de aveia".... o gosto é predominantemente de maçã e canela... a aveia fica em segundo plano... Quando dizemos "pudim de aveia" temos a idéia de uma coisa branca e molenga... mas a aparência é corada (pela canela) e com o aroma de maçã... muito bom! Recomendo!
Também recomendo os livros dessa coleção... tem fotos simplesmente lindas da Itália... =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário