13 outubro 2011

The Animals of Farthing Wood

No facebook (que eu não gosto muito, prefiro o orkut... hehehe), participei de um, digamos, protesto que consistia em trocar sua foto de perfil por um desenho animado que marcou a sua infância, até dia 12 de outubro, dia das crianças. Isso foi feito em protesto contra todo tipo de violência contra a criança (de fato, nos nossos dias, as crianças e a própria infância estão claramente sendo massacradas).
É claro que trocar simplesmente a figura do perfil não vai mudar em nada os problemas que nossa sociedade enfrenta em relação a infância, mas não deixa de ser um minuto em que a pessoa revive um pouco dos bons momentos de sua infância e, quem sabe, se torne um pouco mais sensível em relação as crianças de hoje em dia, especialmente, se torne um pouco mais sensível ao que as crianças estão assistindo hoje em dia... pois particularmente acho que os desenhos de algumas décadas passadas são infinitamente melhores do que os atuais.
Nesse espírito, escrevo aqui sobre um (dos vários e vários desenhos) que me marcaram.
"The animals of farthing wood", exibido aqui no Brasil pela TV Cultura no ano de 1993 com o nome de "Animais do bosque dos vinténs" certamente foi um dos desenhos que mais impactaram a minha infância. Eu simplesmente amava esse desenho (ainda amo, né.. hehehe)... Nossa, como eu chorava quando algum animalzinho morria... e quando o Audaz (Bold) morreu, então? Meu Deus!!!! *lágrimas e soluços* hehe
Eu amava tanto esse desenho que todos os dias, religiosamente, gravava o episódio em fita VHS (hehehehehehehe não precisam falar nada, ok......) ..... Ainda tenho essas fitas, mas infelizmente estão emboloradas.... mas por anos guardei como meu tesouro... na verdade, ainda são (apesar das novas tecnologias... hehe).
No Brasil, só foram exibidas, infelizmente, as duas primeiras temporadas. A terceira e última não foi transmitida. Somente quando tive acesso a internet (é, gente, existem pessoas no planeta terra que passaram por um tempo em sua vida que conseguiram existir sem internet... celular... etc.) é que pude buscar mais informações sobre o desenho.. na época, consegui um resumo em português da terceira temporada, e consegui baixar os episódios em alemão (infelizmente, porque acho um idioma super lindo) Mas, mesmo não entendendo nada, eu sabia do roteiro em português, e mesmo assim, assisti.
Hoje as coisas estão cada dia mais fáceis.. na própria wiki tem bons resumos e informações sobre essa série (por exemplo, aqui).
Lindíssimo. Realmente é uma pena que não tenham transmitido todos os episódios... se comercializassem em dvd essa série com certeza eu compraria... (recentemente consegui baxar os episódios dublados que alguma alma caridosa disponibilizou.. pela qualidade, provavelmente tiveram origem de gravações feitas em VHS... Mas mesmo assim, se lançassem um dvd original com a série, certamente eu compraria!!!!). É um dos desenhos que farei questão que meus futuros filhos assistam.. hehehehe...Realmente muito, muito, muito educativo e inspirador, retratando questões sérias com clareza, simplicidade e objetividade. Recomendadíssimo também (especialmente) para adultos. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário