16 julho 2012

Hidamari Sketch (anime)

Olá amados!
Eu sempre assisto muitos animes e doramas... mas algumas vezes passo por temporadas mais sossegadas, quando decido rever alguma série já conhecida. Normalmente isso acontece com séries que tratam do dia a dia, talvez seja um dos meus gêneros preferidos porque eu sei apreciar o lado bom da rotina hehehe. Quando estou cansada dos afazeres do meu dia, eu relaxo assistindo coisas já conhecidas.
Como já comentei no post anterior, revi alguns episódios de K-ON (excelente) e mais recentemente estou revendo alguns episódios de Hidamari Sketch.
Já que eu nunca comentei sobre essa série, vamos lá:
A primeira temporada de Hidamari Sketch foi produzida em 2007 e contava com 12 episódios. No mesmo ano, foram lançados mais dois episódios especiais. Em 2008 foi lançada a segunda temporada que conta com 13 episódios e se chama "Hidamari Sketch x 365". Em 2009 lançaram o OVA da segunda temporada e, mais tarde no mesmo ano, mais dois episódios especiais. Em 2010 foi a vez da terceira temporada chamada "Hidamari Sketch x Hoshimittsu" e mais tarde, no mesmo ano, lançaram mais dois episódios especiais. Em 2011 lançaram mais dois episódios especiais chamados "Hidamari Sketch x SP". A quarta temporada chamada "Hidamari Sketch X Honeycomb" teoricamente começará em outubro de 2012.
Bem, eu assisti tudo até 2010.. rs.. fico imaginando se a intenção dos autores é retratar a vida e morte dos netos dos personagens que aparecem em 2007 né.. pelo jeito sim.. hahahaha brincadeira.
É a típica história que se quiserem, podem prolongar até 2040.... trata-se do dia a dia escolar de 4 garotas que frequentam um colégio (ensino médio) que é mais voltado as artes. Ou seja, há as matérias "normais" mas frequentemente muitas aulas de desenho artístico.. escultura... pintura... etc etc etc.
"Hidamari" é o nome de um conjunto de 6 apartamentos localizado bem na frente desse colégio, e é famoso por alugar os apartamentos para alunos que vem de cidades vizinhas especialmente para o estudo. Acertaram, as quatro personagens principais são vizinhas nesses apartamentos. Duas meninas são mais novas, do primeiro ano (Yuno e Miyako) e duas são mais velhas, do segundo ano (Hiro e Sae).
Depois que se passa um ano de estudo, acho que por meados da terceira temporada (sinceramente não me recordo bem), aparecem mais duas novas personagens: Nori e Nazuna... dai Hidamari fica com sua ocupação completa: duas meninas do primeiro ano, duas do segundo e duas do terceiro. hahaha
Bem, como eu disse, como a série trata do dia a dia escolar, não há grandes evoluções de enredo, o que deve prender o telespectador são as personalidades e evolução dos personagens.
A personagem principal é Yuno, que começa o seriado no primeiro ano, interagindo com sua colega de classe (e vizinha) Miyako... e sendo cuidada e orientada pelas "senpais" Sae e Hiro.
Yuno é uma garota ótima, gentil, boazinha, esforçada, aquele tipo de pessoa "tudo de bom" mas com o bônus de não ser chata. É dificil fazer uma personagem assim, né? Uma pessoa de uma simplicidade bem encantadora.
Miyako aparece para ocupar o lugar da "personagem extrovertida e impulsiva", mas não erraram na dose.. apesar do seu jeito peculiar tem um tipo de franqueza simples e despreocupado. Vive com fome e arruma o quarto de um jeito bastante peculiar (dorme numa rede e possui uma bancada que mais parece um atelie do que um quarto). Ambas, Yuno e Miyako possuem uma amizade bastante franca e natural, é muito gostoso ver o amadurecimento delas.

Já Hiro é bastante feminina e prendada, e Sae quer se tornar uma escritora e tem um ar um pouco mais sério.
Eu poderia dizer que a grande mancada da série é sugerir uma amizade "além do normal" entre Hiro e Sae... sugerindo que sejam (ou que tem grande potencial para ser) um casal. É um pouco irritante as cenas que o pessoal dá a entender isso... para quem não se importa com esse tipo de insinuação, tudo bem. Eu já acho que enche o saco insinuações.. ou vai ou não vai. Podem até dizer que eu estou sendo maldosa e "vendo coisa onde não existe", mas não tem como negar que existe sim essa insinuação. E o que que tem, podem me perguntar. Nada, ué! Só estou dizendo que existe e que eu, exercendo minha liberdade de gostar ou não, digo que não gosto. Assume de uma vez ou pára com isso! hehehehe
Fora isso, são ótimos personagens principais e um ritmo bastante interessante (que pode confundir no começo). A série não é apresentada de forma cronológica. Na primeira temporada, por exemplo, as quatro personagens principais já se conhecem, estão morando nos apartamentos e estudando. Só depois de muitos episódios é que mostram como Yuno foi aprovada na escola, como foi a mudança dela para o apartamento.. e etc. E não mostram isso como se fosse um flashback... mostram em episódios totalmente novos sem conexão com os anteriores ou posteriores... então você pode ficar com a sensação que pulou algum capítulo e está assistindo na ordem errada hehhehhe
Ainda sobre os personagens, aparecem aqui e ali personalidades interessantes, como a irmã de Sae, e o diretor da escola. A professora principal eu achei um tanto quanto forçada...é o tipo kawaii que  gosta de cosplay mas não tem muita consistência quando preciso...sei lá, o diretor tem muito mais presença que ela. hahahaahhaha. No final de contas é uma questão de gosto, né?
Então é isso... série interessante que retrata de forma simples e simpática a rotina de amigas envolvidas numa escola dedicada a arte. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário