10 setembro 2012

Sessões e paginação no word 2010

Olá amados!
Já faz um tempinho que não faço mais trabalhos acadêmicos e a gente acaba esquecendo de algumas coisas, principalmente em relação a formatação usando o word.. porque a ABNT querendo ou não tem coisas que nunca esqueceremo - tamanho o trauma nos afligido principalmente em monografias de conclusão de curso.... O caso é que eu já tinha esquecido como fazia sessões no word (porque eu devo ter feito só algumas vezes no word 97 e a partir de então eu usava documentos antigos e colava sobre a formatação antiga eheheh).
Hoje dediquei um pouco de tempo para descobrir como se faz sessões no word 2010. Para que isso serve? principalmente para o pessoal que precisa entregar um trabalho com 3 tipos de paginação diferente... as primeiras páginas são sem numeração, as seguintes (normalmente onde está o sumário, etc) a numeração é em algarismos romanos e quando o trabalho começa mesmo, as páginas são com os números árabes, certo?
Vamos a aulinha... é possível que isso seja útil para algum estudante a beira de um ataque de nervos (hehehe)
Para cada tipo de paginação você precisa de uma sessão. Então para o modelo que eu mencionei (sem páginas, números romanos e números árabes) é preciso fazer 3 sessões no documento. 

Digamos que seu documento tem 8 páginas no total, e você quer que até a página 2 (incluindo a 2) não tenha numeração nenhuma. Você quer que a partir da página 3 comece a paginação em números romanos. Nesse caso, até a página 2 é a sessão 1 e a partir da página 3 é a sessão 2.
Coloque o cursor na última linha da página 2.Clique na aba "Layout de página", depois em "Quebras", depois em "Quebra de sessão próxima página". Ok. A partir da página 3 iniciou-se a sessão 2.

Dê duplo clique na área do rodapé da página 3. Note que é sinalizado que você está no rodapé da sessão 2. Vá no menu lá em cima e desmarque o "Vínculo ao anterior". 







Se não desmarcar isso as configurações entre as sessões ficarão prejudicadas.









Uma vez desvinculado, clique em "Número de página" e "Formatar número de página". 









Escolha a opção de números romanos e a opção de "iniciar em". No caso, você pode escolher em qual número iniciará.








Dê "Ok" e provavelmente não vai aparecer nada. hehehe.. Clique novamente em "Número de página" e "Fim da página" e escolha em que posição você quer que o número apareça. 







Feito isso, clique (la em cima, a direita) em "Fechar cabeçalho e rodapé". Pronto. Confira que as duas primeiras páginas (sessão 1, que você não formatou nada) está vazio e se a partir da página 3 (sessão 2) aparece os números romanos no rodapé. Se não der certo, comece tudo de novo.. aff.. hehehe (isso é chato pra caramba).




Agora você precisa fazer a sessão 3, pois o trabalho em si tem numeração árabe e é no início da página, a direita. Digamos que a partir da página 6 você queira que a numeração árabe comece. Coloque o cursor na última linha da página 5.






Clique em "Layout da página", "Quebras" e "Quebras de sessão, próxima página". 









Pronto, a partir da página 6 é a terceira sessão.










Dê duplo clique na área do cabeçalho.










Desative o "vínculo ao anterior" lá em cima.










Clique em "Número de página", "Formatar número de página". 









Escolha a opção números árabes e iniciar em.










Dê "ok" e clique novamente em "Número de página", "Inicio da página" e escolha onde o número deve aparecer.








Clique em "Fechar o Cabeçalho e rodapé". Também funciona apertando o "esc" do teclado.. hehe









Pronto! Agora você tem um documento com 3 sessões, a primeira sem numeração de páginas, a segunda em números romanos e a terceira em números árabes.
Confira se a terceira sessão não ficou com paginas no rodapé também.. se isso acontecer clique sobre onde está a página do rodapé, vá no menu lá em cima e "desvincule com o anterior", delete manualmente a página e clique em "Fechar o cabeçalho e rodapé"... hehe ... dai dá certo....

Bem, espero que essa explicação tenha sido útil para alguém, abraços!

4 comentários:

  1. me ajudou bastante, mas a introdução que tambem é sem página como faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! obrigada pela visita e pelo comentário!

      Confesso que tive que fazer uns testes aqui para saber te responder, mas vamos lá!

      Eu não sei muito bem a ordem do seu trabalho, mas estou supondo que seja desse jeito: 1 sessão (sem paginas), 2 sessão (números romanos), 3 sessão (sem página - para a introdução), 4 sessão (com números árabes).

      O jeito menos angustiante de conseguir isso é seguir esse post e fazer as 3 sessões como descrito. Colocando na terceira sessão os números árabes. Uma vez que tenha colocado os números árabes, dê duplo clique na área de cabeçalho (onde está aparecendo a paginação). Selecione o número da pagina 1 e o delete. Volte para o trabalho. Isso deletará toda a numeração da sessão 3, e você ficará com uma sessão sem numeração.

      Quando terminar terminar de escrever a introdução nessa terceira sessão sem números de páginas, abra uma quarta sessão e ai sim, configure com os números árabes.

      Detalhe:
      Veja com seu orientador / professor, se o trabalho em si (o que vier depois da introdução) deve ter a paginação começando com o número 1, ou deve começar com o número de páginas considerando a introdução. Por exemplo: vc usou 3 páginas para escrever a introdução. O começo do trabalho em si deve vir escrito página 1 ou página 4 ?

      Se precisa vir escrito página 1, quando você abre nova sessão, a configuração é automática para iniciar em 1.
      Se precisar vir com a página 4, você pode configurar em qual número deve começar a contagem de páginas (como pode ver no quadrinho na antepenultima imagem desse post).

      Dessa maneira seu trabalho ficará com 4 sessões ao todo: a primeira, sem numeração de página (normalmente dedicado a capa e folha de rosto). A segunda, com números romanos (normalmente dedicado a sumário). A terceira, sem numeração (para vc escrever a introdução). A quarta (com números árabes) para você escrever o trabalho em si.

      Espero ter ajudado ;) abraços

      Excluir
    2. Amigo, seu post me ajudou muito. Tava apanhando aqui do word a horas e nem um outro post foi mais esclarecedor do que o seu. Muito obrigado e um forte abraço.

      Excluir
    3. Olá, fico feliz em ajudá-lo =D Tudo de bom, sucesso e volte sempre hehe

      Excluir