25 setembro 2012

Violoncelo afinação

Olá amados!
Faz algumas semanas que eu procurei na internet arquivos de mp3 com o som das cordas do violoncelo... Procurava isso para auxiliar na afinação (para aqueles que não tem diapasão ou afinador digital) o melhor jeito é comparar as notas do seu violoncelo com outro e ir ajustando as cravelhas / microafinadores. O caso é que eu não achei! =( Achei alguns afinadores online, mas eu queria arquivos de mp3, assim eu poderia gravar em cd, ou colocar em radio, enfim..
Não achei e fiquei frustrada.
Mas, mas, mas, um tempo depois, ganhei um gravador digital! eeeeee! =D 
Então, com o violoncelo afinado, eu gravei e salvei o som das cordas soltas... quem sabe tem algum estudante de cello que está na mesma busca que eu estava há algumas semanas, não? Os arquivos estão em formato mp3, hospedei no mediafire.. que é um site bem fácil de baixar os arquivos, sem muitas frescuras.
Abaixo, os links dos arquivos:






Esse último arquivo nada mais é do que uma passada mais rápida da corda "lá" até a corda "dó".
Espero que gostem ;-)

****ATUALIZAÇÃO EM 06/04/2015: Olá amados.. Estava dando uma olhada nas postagens populares do blog e essa aqui está entre elas. Então lá vai mais uma sugestão sobre afinação de violoncelo... o que me facilitou imensamente a minha tarefa de afinar todos os dias o violoncelo foi investir na compra de um afinador... para os iniciantes eu considero hoje um investimento fundamental. O que eu tenho é o "Afinador digital Korg cromático CA-40". Digo uma coisa, foi uma compra excelente. Nunca me deu problema e mudou minha vida. kkkkkkk Excelente, indico muito, assim que puderem vale a pena pq tem dias (pelo menos eu sou assim) que é bem difícil afinar por comparação... Enfim.. esse é o modelo que eu uso diariamente para conferir a afinação. Abraços!

12 comentários:

  1. Muito bom!Tenho cello em casa e comecei o curso esse ano, praticamente não sei afinar e esse post ajudou muito! Obrigada =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou! Também comecei o estudo esse ano, é um instrumento fascinante, não? apesar da dificuldade.. ai ai.. hehehe Bons estudos para nós! ;D

      Excluir
  2. Ao Sergivaldo Filho, que me enviou um comentário pedindo para que eu enviasse por email o arquivo com o som da corda Dó, acabei de enviar. ;) Obrigada pelo comentário e volte sempre =D

    ResponderExcluir
  3. Ao Thiago Cruz que entrou em contato solicitando o som da Corda Dó, já enviei por email. Muito obrigada pelo comentário e volte sempre ;)

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Olá, obrigada pelo comentário! De nada, estamos as ordens ae... hehe abraços

      Excluir
  5. Estou louco para aprender a tocar ... fiquei namorando um cello cerca de quase um ano e quando ganho o meu não encontro algum lugar para fazer aula, mas a procura continua ! Acho que com a base de violão que eu tenho fica um POUCO mais fácil, mas não deixa de ser difícil . Me ajudou muito esse post, dá pra ter uma noção de como é as notas, brigadão mesmo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pelo comentário!!!
      Eu sei como é... demorou muito para que eu conseguisse comprar meu cello, e mais um tanto para conseguir um professor.. mas antes tarde do que nunca, né? hehehe No começo é punk mas, o que importa é a força de vontade e respeitar seu próprio ritmo de aprendizado. Espero que vc consiga um instrutor logo, é importante um professor orientando as posições corretas das mãos para que a gente não adquira vícios que mais tarde são complicados de tirar. Certamente o manejo com o violão te dará facilidade no sentido de vc ter os dedos mais fortalecidos, isso ajudará a vc manter a forma correta da mão esquerda. É uma pena que o violoncelo não tenha trastes como o violão (hehehehe) assim ficaria muito mais fácil acertar as notas... por outro lado não ter trastes te dá liberdade para brincar com nuances. Enquanto vc não consegue um instrutor aproveite e dá uma olhada em algumas video-aulas que tem na internet... há muita gente talentosa e disposta a ajudar os iniciantes.. um exemplo é esse cara ae:
      http://www.youtube.com/watch?v=w5GWwSNz7OQ
      Também aproveita esse tempo para estar familiarizado com a clave de Fá... o nome das notas e sua localização na partitura. Isso ajudará bastante quando começar a tocar cello.
      Ahn e se vc não tiver preconceito, dá uma olhada nas igrejas da sua cidade. Algumas tem o ministério de louvor bem profissional, e professores oferecem aulas de vários instrumentos para a comunidade, mtas vezes por preços mais acessíveis..
      No mais, desejo-lhe mto sucesso nos estudos... não desanime jamais, não importa o qto demore, ou as dificuldades no estudo, tendo oportunidade de estudar violoncelo vai fundo mesmo.. :D abração

      Excluir
  6. Muito bom! obrigado vai me ser muito útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! volte sempre, obrigada pelo comentário :D

      Excluir
  7. mto mto mto mto mto pbgd d vdd msm !!!!!!! amo meu cello e tava cm problema aki cm a afinação, hj peguei pra estuda e vi q tava td desafinado, agr vo poder arrumar =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que foi útil, bons estudos e volte sempre aqui, obrigada pelo comentário, ;)

      Excluir