26 julho 2014

Cuidado com os cabelos

Estava procrastinando até não poder mais esse post mas..... vamos lá, ânimo!
Faz algumas semanas que decidi dar atenção aos meus cabelos... eu sempre fiz o básico com o cabelo.. shampoo.. condicionador..... só... Muito raramente colocava algum creme diferente. Eu só não fiquei com uma vassoura na cabeça porque eu não agrido o fio fazendo tintura, descoloração, chapinhas e coisas assim... nem secador eu uso.. então os fios não estavam realmente danificados...  mas era inegável que poderiam estar melhores. Faz um tempo que me deu um estalo e realmente decidi a me dedicar na hidratação e coisas assim. 
Comecei a pesquisar na internet e achei coisas bem interessantes. Dentre elas o tal cronograma capilar, que é um tratamento que envolve hidratação, nutrição e reconstrução do cabelo.
Então basicamente, dependendo da necessidade, a pessoa organiza em um cronograma e submete o cabelo a hidratações, nutrições e reconstruções. Sendo que cada uma dessas etapas possuem produtos próprios. Por exemplo, digamos que na segunda feira a pessoa vá hidratar, na quarta feira irá nutrir e no sábado irá reconstruir. Logo, na segunda feira vai lavar o cabelo normal, mas irá aplicar algum creme com mel, ou vitamina, (etc), na quarta feira a nutrição inclui produtos como óleos, e no sábado a reconstrução pede cremes com queratina (etc).
Precisa pesquisar para ver quais as opções de produtos e ingredientes que podem ser usados para cada etapa. Mas basicamente é isso aê.... ao invés de só lavar o cabelo com shampoo e condicionador, a pessoa também vai alternando produtos que hidratam, nutrem e reconstroem. Achei bem interessante a proposta e comecei a fazer algumas experiências. Abaixo relatarei alguns produtos que já experimentei e a minha opinião sobre eles. hehe.. (não estão separados em hidratação / nutrição / reconstrução). (não estou recebendo nada de nenhuma marca, ok? hehe)

Creme para pentear Pantene. Liso extremo. (só achei a figura do creme para controle de queda mas o "liso extremo" é o mesmo visual, só difere que está escrito "liso extremo". É dessa linha). 
Opinião pessoal: Adoro esse creme, pode ser usado com o cabelo seco que não fica melequento nem pesado depois. Eu me adaptei muito com ele, é um dos poucos que eu gosto. Alias, adoro os produtos da pantene, uso muito shampoo e condicionador da marca. 





Creme de tratamento TRESemmé Vitamina b 6 e colágeno.
Opinião pessoal: Excelente. Lavei o cabelo, sequei um pouco, passei o creme e deixei quase uma hora.. hehe..Depois enxaguei e nooooossa. Que efeito gostoso que dá.. o cabelo fica bem molinho e soltinho. Muito bom. Os shampoos e condicionadores da TRESemmé adoro também.






Creme de tratamento TRESemmé Pró-vitamina B5 e elastina. Cachos perfeitos. 
Esse eu já não achei tanto resultado assim o meu cabelo. Deve ser porque eu não tenho cachos né? hauhauahuah meu cabelo é ondulado só. Enfim. Mas ficou bom também. Só acho que entre esse, e o anterior, gostei muito mais do anterior. 






Óleo de coco. 
Genteee que coisa mais maravilhosa isso. Foi a primeira coisa que eu passei no cabelo depois que decidi começar a tratá-lo... e olha... que mudança que deu. Ficou bem mais maleável. Uma delícia. Mas não dá para passar só isso todas as vezes, porque o cabelo parece que fica saturado só com algumas propriedades né, e faltam outras. Então intercale o óleoe de coco com algum creme e ficará ótimo. 
Óleos para passar no cabelo precisam ser SEMPRE 100% vegetal e nunca mineral. 
O óleo de coco vem normalmente em estado sólido... a gente passa a colher e vai raspando, parece até cera de vela derretida. Basta coloca-lo em um recipiente e deixar uns minutos em banho maria e rapidamente ele derreta e fica um oleozinho transparente. Depois só passar mecha por mecha, com o cabelo sujo mesmo se quiser. Esperar umas duas horas depois lavar normalmente com shampoo e condicionador. 

Niely Gold. Resultado imediato. Silicone max. 42 ml.
Opinião pessoal: Eu só achei a figurinha dessa coleção toda.. mas o que eu usei é esse primeiro, da direita para a esquerda. Só testei esse por enquanto. Gostei bastante! Bom para finalizar, para tirar arrepiados teimosos e não pesa o cabelo. Claro, tem que colocar pouco ne.. mas fica bem bom.


Óleo de argan. Amorável. 110 ml.
Opinião pessoal: Mais um produto ótimo para finalizar. Pode colocar um pouquinho no cabelo úmido ou seco. Cabelo fica super leve e macio. Esse, como o anterior, serve para colocar só um pouco.. se for usar mecha por mecha o cabelo fica até embaraçado, horrível. É excelente, mas como finalizador, um pouco ao longo dos fios. Fica com um balanço muito bom.






Azeite de oliva extra virgem.
Opinião pessoal: É minha gente, testei azeite de oliva. Mas prestem atenção, tem que ser extra virgem, 100% vegetal.. O que eu tinha aqui em casa é um feito na Espanha.. .mas acredito que procurando algum nacional que seja de fato extra virgem, o resultado é o mesmo. Eu passei ele puro, mecha por mecha, e deixei por quase uma hora. Depois lavei BEM. Depois de toda aplicação de óleos e afins é preciso lavar muito, mas muito bem depois para tirar tudo dos fios. Eu gostei muito do resultado, comparo até com o óleo de coco, porém, este tem um cheiro muitíssimo mais agradável se comparado com o azeite de oliva. Eu também já não gosto de azeite de oliva nem para alimentação... não gosto de azeitona.. então o meu problema com o cheiro dele é complicado. Pode ser que tenha gente que nem ligue para o aroma... eu achei bem desagradável. (depois de lavar bem o cabelo não fica com cheiro nenhum de azeite..). Acho que vai de gosto pessoal. Eu gostei muito do resultado mas talvez demore um pouco para eu encarar esse cheiro de novo ..  hehehe.. Outra sugestão é você lavar o cabelo (pelo menos a primeira vez que passar o shampoo) em separado, sabe... sem deixar o azeite ir para o corpo... azeite de oliva no corpo não é legal... (eu acho né.. vai que alguém gosta.. rs). 

Mel e chá de camomila.
Opinião pessoal: Fiz uma xícara de chá de camomila bem forte e adocei com umas 2 colheres de mel, coloquei num borrifador e fui passando mecha por mecha. Fica tudo grudando no final mas.. hehehe.... deixei um tempo e depois lavei normalmente. Gostei bastante do resultado, cabelo bem macio.




Máscara de abacate, óleo de semente de uva e mel. 
Opinião pessoal: Vi essa receita e resolvi arriscar. peguei meio abacate, amassei numa tigela, coloquei duas colheres de óleo de semente de uva e duas colheres de mel.
Olha..... que aparência horrível. hhahaha depois que passa no cabelo parece que um  bebê gigante cagou em cima de você... Mas tudo bem.. hauhauahua.. deixei  uns 40 min e lavei normalmente. Gostei do resultado também, cabelo macio e brilhante.


Óleo de semente de uva. Extravirgem, 100% vegetal.
Opinião pessoal: É, eu nem sabia que isso existia..  hahaha e usam em saladas! Eu não experimentei (comendo)... na verdade passei no cabelo hoje. Processo  igual ao óleo de coco e ao azeite de oliva. Deixei por uma hora mais ou menos e lavei. Ficou bem macio e brilhoso. Também recomendo.. é bom para não ficar saturando o cabelo só com um tipo de produto, né?





UFA... agora entenderam porque eu estava procrastinando esse post? Por favor hein, eu não utilizei todos esses produtos em uma semana.. já faz algumas semanas que estou mexendo nisso. A partir de agora será mais fácil atualizar minhas experiências com o cabelo já que finalizei esse post inicial sobre o assunto.
Particularmente parece que meu cabelo se adapta melhor aos óleos.. respondem melhor e ficam bem  mais domados. Eu prefiro também produtos que eu passo no cabelo seco, espero e depois lavo. Essa coisa de lavar, depois passar, esperar e depois enxaguar... ain... gente, eu moro numa cidade fria... e fazer isso no inverno (que é mais frio ainda).. tem que ter uma dose a mais de dedicação.... ui ui....
Eu ainda quero testar o bepantol e o oleo de macadâmia... e um creme com queratina da TRESemmé que eu comprei e ainda não testei... enfim..
Deixem nos comentários suas sugestões de nutrições, hidratações e reconstruções!!!! =D


Nenhum comentário:

Postar um comentário